Dia Nacional de Combate ao Fumo é marcado com palestra educativa no PSF da Vila Peixe

O Dia Nacional de Combate ao Fumo, celebrado em 29 de agosto, foi marcado com uma palestra educativa  no Posto de Saúde da Família(PSF) da Vila Peixe. A palestra foi ministrada pela dentista  Sara Costa, na sala de espera da unidade de saúde.

A Odontóloga orientou os pacientes sobre os principais riscos causados pelo hábito de fumar e alertou sobre as doenças que são causadas pelo tabagismo.

“O câncer de pulmão é dos tipos de tumores que mais mata no Brasil. Além disso, o tabaco também é responsável por outros males, como a infertilidade masculina, a impotência sexual, derrame cerebral, enfisema, bronquite e doenças do coração”, alertou a odontóloga.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) considera o tabagismo como uma epidemia global, responsável por cerca de 6 milhões de mortes anuais, dos quais mais de 600 000 por exposição involuntária à fumaça do tabaco, denominada tabagismo passivo. Esta epidemia, de acordo com a OMS pode matar mais de 8 milhões de pessoas por ano até 2030, caso nada seja feito. A OMS considera que mais de 80% dessas mortes evitáveis estarão entre pessoas que vivem em países de baixa e média renda.

em - Regional

Envie um Comentário