Regional

ANDORINHA: Em sessão movimentada vereadores se reuniram mais uma vez.

Com a presença de oito dos nove vereadores, falou Nilton da Tereza, aconteceu nesta quinta  (20),  mais uma sessão na Câmara de Andorinha.
Por não está se sentindo bem, o vereador Pega Bala teve que se ausentar do plenário, e os trabalhos continuaram com a presença de sete vereadores.
No início dos trabalhos foram lidos requerimentos, projetos e algumas indicações dos vereadores.
Em uma das matérias,  os vereadores lamentaram que até o momento o executivo de Andorinha não respondeu nenhum dos requerimentos e as indicações, no total de 90 (noventa), que foram encaminhados ao prefeito através da Câmara de vereadores.  Diante da falta de resposta, na sessão desta quinta-feira (20),  os vereadores Agnaldo Pinheiro e Vagner Lovor, apresentaram requerimento cobrando ao prefeito, Renato Brandão, que responda os requerimentos e as indicacoes que foram enviadas ao executivo.
Em outro documento, o veredor Vagner sugere ao prefeito,  que suspenda a taxa que vem sendo cobrada pelo município, aonde é cobrado o valor de R$ 13, 50 (treze reais e cinquenta centavos)  pela liberação da certidão negativa de débito,  o vereador sugeriu no documento que o município não cobre pela liberação da certidão.
Pronunciamentos na Tribuna:

Vereador Agnaldo Pinheiro,  parabenizou o vereador Vagner pela realização do projeto esportivo que será realizado no município de Andorinha.
Parabenizou Carlos André, Secretário de Infra Estrutura, por ter atendendido a reivindicação do vereador, Ednaldo Macedo, que cobrou a recuperação da Ponte da Vila Peixe  e o serviço já esta sendo executado.
Ele aproveitou e também cobrou a recuperação das estradas,  que estão necessitando de manutenção,  e lamentou pelo fato das máquinas do município estarem sempre necessitando de consertos.
O vereador também lamentou a proibição de merenda para professores, segundo ele,  os professores estão proibidos de comerem a merenda que diariamente é servida aos alunos nas escolas “Minha vó foi professora, minha mãe foi professora, e minha esposa é professora, e sei da dificuldade que passa os professores, e não acho nada moral o professor ter que ficar sem a merenda, e o mesmo  ter que levar uma quentinha para as escolas da zona rural, por não poder ele comer da mesma merenda que come o aluno,  repudio a atitude da gestão,  e pode ter certeza que esse vereador jamais vai fazer política contra o professor de Andorinha” avisou.
Ambulância de Andorinha está servindo Senhor do Bonfim, critica Ancelmo 
O fato da ambulância da Samu de Andorinha está mais em Senhor do Bonfim do que na própria Andorinha, foi pauta do pronunciamento do vereador, Ancelmo Enfermeiro, que não concorda com o que vem acontecendo “Não  estou perseguindo ninguém,  mas fiquei  sabendo que a ambulância da Samu está ficando em Senhor do Bonfim, e já foram gastos quase 15 mil,  e todas as vezes que o povo de nossa cidade precisa o carro está em Bonfim, sendo que quando agente precisa não vem nenhuma ambulância de Senhor do Bonfim socorrer o povo de Andorinha” criticou o vereador.
Ainda falando sobre a área da saúde, Agnaldo pediu a união das entidades e de todos os vereadores, segundo ele,  esta na hora de Andorinha ter o seu Hospital de Pequeno Porte “Está se aproximando as eleições,  e é hora das entidades se unirem e cobrar a construção de uma HPP para o município de Andorinha que não pode ficar dependendo apenas da Samu” lembrou o parlamentar.
Ele ainda reivindicou atenção da Secretaria de Saúde para a localidade de Medrado,  lembrando que já passou da hora da localidade ter uma ambulância, e pelo menos  um técnico de saúde para dar assistência aos moradores da localidade.
Também parabenizou a Secretaria de Infra Estrutura pela recuperação da Ponte de Vila Peixe que já esta sendo feita.
Não pode a ambulância quebrar em Bonfim e Andorinha ter que pagar o concerto, disse o vereador.
Grato pela presença do povo que tem lotado a galeria da Câmara todas as quintas-feiras,  o vereador Ednaldo Macedo, agradeceu à presença das pessoas, e de forma antecipada, aproveitou e agradeceu as pessoas presentes.  Ainda com a pauta de agradecimentos,  o vereador agradeceu ao secretário de Infra Estrutura,  pela recuperação da Ponte de Vila peixe, e também convidou o povo para  prestigiarem a assinatura da ordem de serviço da pavimentação da localidade de Jaboticaba, segundo ele,  dentro das necessidades o prefeito tem atendido as cobranças do povo.
Quando o assunto foi saúde pública,  ele lamentou o fato da ambulância que deveria esta servindo Andorinha, está a disposição de Senhor do Bonfim “A ambulância da Samu saiu na segunda-feira com uma transferência de paciente e até quarta-feira não tinha retornado,  estamos pagando,  por irresponsabilidade daquele governo de Senhor do Bonfim, enquanto isso  o povo de Andorinha fica sem ambulância. Temos que criar uma comissão,  porque Bonfim quebra o carro e Andorinha tem que arcar com os compromissos de Andorinha,  eu entendo que a sede da Samu é em Senhor do Bonfim, mas se quebra o carro em Senhor do Bonfim, que mande o carro de volta para Andorinha somente depois que concertar, agora quebra o carro em Bonfim,  e manda para Andorinha concertar?   Se quebrou devolva mas só depois que tiver concertado” observou.
O vereador também criticou o fato da  paciente ser transferida para Senhor do Bonfim com suspeita de AVC e quando chegou no hospital o médico disse que não podia fazer nada.   Ele também falou da emenda que o deputado Erivelton Santana destinou para a compra de aparelhos para a Secretaria de Saúde,  lembrando que os aparelhos já estão sendo licitados.
Por conta de uma luta da Câmara e da Sociedade agencia do BB continuara em Andorinha. 
O vereador Vagner Lavor,  usando a tribuna parabenizou o vereador Agnaldo,  e ao Secretário de Infra Estrutura pela recuperação da Ponte de Vila Peixe, segundo ele, o serviço deveria ter iniciado antes,  mas o bom é que já está sendo feito.
Falando sobre o problema da agência do Banco do Brasil,  ele afirmou que  por conta de uma luta da Câmara, e do povo,  o contrato da prefeitura com o Banco do Brasil já foi realizado e vai valer até o final do ano.
Diante do sucesso da Via Sacra de Andorinha que esse ano foi realizada pela 23 vez,  aonde contou com a participação de mais de cem artistas, ele avisou que a comissão já está organizando e discutindo a 24 (vigesima quarta) Via Sacra.
A título de comunicado,  Vagner avisou que a verba  que o deputado Bobo conseguiu junto a CAR para aquisição de Óleo diesel para que as máquinas façam a limpeza dos tanques e aguadas da zona rural acredita que nos próximos dias deverá está na conta da prefeitura.
Criticando a Secretaria de Educação quando proibe professor de comer a mesma merenda que come os alunos, ele lamentou o fato de Andorinha ser o único município na região que está discutindo a proibição de merenda para os professores e funcionários das escolas.
Bonfim também já serviu o povo de Andorinha, defendeu Ludinha
A vereadora Lurdinha falou sobre a mulher, destacando a campanha  que foi lançada em Salvador com o seguinte título “Sou mulher e quero respeito”.
Criticando o governo federal pelo projeto da reforma da previdência, segundo ela, mais uma vez serão as mulheres que pagarão a conta “Quem vai pagar são as mulheres. Os políticos estão fazendo tudo isso, mas acredita que na política tem homens sérios.
Ela informou que a estrada de Morros ainda não foi concluída porque as máquinas quebraram mais uma vez.
Falando sobre a ambulância da Samu que fica a disposição do município de Senhor do Bonfim, ela discordou dos colegas que criticaram “Se a ambulância estiver fora de Andorinha isso não é justo, mas servir Senhor do Bonfim não custa nada,  porque quando aquele hospital funcionava,  ele também serviu ao povo de Andorinha” disse a vereadora.
A palavra final do Presidente da Câmara
O presidente da Câmara, Marinaldo de Oliveira, foi o último a fazer uso da palavra, ele informou aos comerciantes presentes,  que o prefeito já havia assinado o contrato com o Banco do Brasil, e garantiu que o contrato já tinha sido assinado até dezembro,  e ressaltou a importância da união que aconteceu entre comércio e legislativo para que a agência continuasse em Andorinha.
Preocupado com o patrimônio do município, o vereador Marinaldo de Oliveira informou que irá apresentar nas próximas sessões um requerimento cobrando do executivo a relação completa do patrimônio de Andorinha,  segundo o presidente,   essas  informações terão que ficar na Câmara, porque segundo ele,  tem pessoas invadindo terrenos, e a Câmara precisa saber se é do município ou não.
Pediu apoio aos vereadores, porque irá sugeri ao prefeito, Renato Brandão que munipalize o trânsito de Andorinha, segundo ele, o trânsito é pequeno mas precisa ser organizado.
O presidente lembrou que o município tem poucos campos, e vai pedir o apoio aos vereadores Vagner Lovor e Agnaldo Pinheiro para cobrar apoio na Sudesb para que Andorinha possa ter seu mini estádio.
Falou sobre a reunião que aconteceu na Câmara de Bonfim,  onde sugeriu uma reunião com todas as câmaras para cobrar do governador a construção do hospital que ele prometeu.
Vai solicitar o convênio para saber como é que funciona a questão da Samu,  por que não concorda que Bonfim use, quebre,  e mande a ambulância para Andorinha concertar, isso não é justo.
“Nós vamos buscar o convênio para saber como funciona,  esse carro já foi até para o Piauí” disse Marinaldo.
Ainda com seu discurso voltado para a Saúde,  o presidente lembrou que o município esta precisando com urgência de um HPP “Precisam com urgência da nossa HPP,  já cobramos ao governo,  mais ele acha que é gerar despesa,  mas o prefeito e o secretário estão indo a Brasília e vão correr atrás desse recurso. Falando sobre as ações do governo, Marinaldo destacou o investimento que será feito na zona rural, e cobrou lazer para os jovens “A pavimentação da Jabuticaba o governo irá investir 190 mil. E nós tambem precisamos cobrar em que pé está a quadra da Jaboticaba,  porque o povo precisa de lazer.  Eu sou desportista mas precisamos melhorar o esporte em Andorinha, e quero parabenizar os vereafores Vagner e Agnaldo Pinheiro que foram buscar esse projeto Esporte e Lazer para o nosso município” disse Marinaldo que encerrou dizendo que o papel do vereador é fiscalizar “O legislativo precisa fiscalizar o executivo,  vai acontecer uma licitação para contratar uma empresa para renovar a frota de carros da saúde e é muito importante essa fiscalização, vamos acompanhar a licitação,  e seria bom os demais vereadores também participarem” convidou.

Post Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Adblock de Anúncios Detectado

Favor Desabilitar Bloqueador de Anúncios. Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios