54 pessoas com sífilis e 15 com HIV foram localizadas no Carnaval

Foram realizados 1.428 testes rápidos para detecção do vírus HIV, sífilis e hepatite C no primeiro dia de funcionamento do projeto Fique Sabendo nos circuitos da folia, ontem (25). Desse total, 54 exames foram positivos para sífilis, 15 para HIV e um reagente para hepatite C. Os homens foram os responsáveis por todos os casos positivos de HIV, com idades entre 17 e 57 anos.

O Fique Sabendo visa incentivar durante o Carnaval a detecção precoce das doenças sexualmente transmissíveis (DSTs) através da realização de testes rápidos realizados em 30 minutos, colaborando assim para a interrupção da cadeia de transmissão.

Durante todo o Carnaval de 2016, o Fique Sabendo realizou 6.150 testes rápidos, com 57 diagnósticos positivos para HIV, 228 reagentes para sífilis e 20 para Hepatite C. Os pacientes com diagnóstico positivo para sífilis iniciam o tratamento no próprio circuito com a aplicação de penicilina. Já os usuários com sorologia positiva para outras DSTs contam com o apoio e orientação dos aconselhadores e são encaminhados para unidades de referência da rede municipal onde recebem todo o suporte necessário para o tratamento, inclusive, com a dispensação dos medicamentos retrovirais totalmente gratuitos.

em - Regional

Envie um Comentário